A consolação de Maria

FELIZES OS QUE CHORAM, PORQUE DEUS OS CONSOLARÁ

Nossa Senhora é Bem Aventurada! Mãe amorosa, consoladora dos aflitos e de todos os que sofrem. Ela tem um coração capaz de Deus e de imenso amor por todos nós.  Reflitamos o nosso tema em dois momentos:

MARIA:

Deus, por puro amor, num ardente desejo, quis salvar a humanidade, vindo a este mundo e participando da história dos homens. Para realizar o seu plano amoroso, a Trindade se manifesta: O Pai envia o Espírito à uma Jovem, escolhida desde todo  sempre (Gn3,15). Ela concebe e dá à luz o Filho. A Jovem chamava Maria (doravante um nome bendito, são as entranhas de misericórdia).

Como verdadeira Arca da Aliança, ela é Mãe, contém em seu seio Jesus, o autor da vida e com ele se identifica totalmente. O Filho de Deus é carne de sua carne e sangue de seu sangue! Deus, finalmente, feito homem, pelo SIM da Mãe! Maria está indelevelmente ligada a encarnação de Jesus. Por ela sabemos que Jesus é verdadeiramente um ser humano, e não meramente uma aparência. Doravante ela é a nova Eva, por definição a mãe dos viventes, e por desígnio de Deus, a mãe dos que vivem para sempre em Cristo.

Escolhida para ser a mediadora da Salvação. O Filho dela nascido é o “Santo de Deus”, a “Luz que ilumina as nações”, o “Autor da Vida”, o “Redentor do gênero Humano”, o “Cordeiro Imaculado”… O anjo anunciou: Ave cheia de graça… O Espírito Santo virá sobre ti… De fato, essa missão só é possível para quem está cheia da graça de Deus e possui o dom e a força do Espírito Santo…

Maria está presente da primeira a última página da Escritura Sagrada. Ela tem a ver com a Criação e com a Redenção. Concebida na mente de Deus, ela é a virgem que esmaga a cabeça da serpente no Gênesis (3,15), a Senhora vestida de sol que pisa sobre a lua e que traz na cabeça uma coroa de doze estrelas no Apocalipse (12,1). Do princípio ao fim a glória de Deus se manifesta na Jovem de Nazaré com uma força extraordinária!

A Virgem Maria é o amor em ato de Deus: Imaginemos a Virgem Santa embalando sua criança sagrada… alimentando, educando. Imaginemos, com José, a sagrada família no Templo, na oração a favor do Menino… Depois, acompanhando seu filho em suas andanças pela Galiléia. Imaginemos a aflição da Mãe quando da perseguição e prisão de Jesus. Não podemos imaginar a dor de ver o filho agonizar na cruz (ao pé da cruz, antes de receber o corpo inerte do Filho nos braços, ela nos é entregue como mãe. A dor da cruz é como um novo parto: somos gerados, como filhos, na cruz. A mãe do crucificado é, agora, nossa mãe). Podemos isso sim, imaginar a alegria dessa doce Mãe, quando tem, de novo, seu Filho redivivo, ressuscitado… quando, reunida com os Apóstolos no Cenáculo, recebe outra vez o Espírito Santo! É, agora, a rainha dos Apóstolos, a primeira Apóstola do próprio Filho!

A Senhora da Glória, a Mediadora da Salvação, a Porta do Céu e Arca da Aliança, a morada de Deus entre os homens é, hoje, a imagem da Igreja. A exemplo de Maria, ela contém em si mesma e dá ao mundo a luz da Salvação. Levada ao céu, em corpo e alma, essa sublime mãe continua, hoje, mais que nunca, a ser nossa intercessora e protetora, a abençoar a Igreja, a ser Mãe e Mestra. É impossível separar Maria da Igreja, Povo de Deus. Como a Igreja ela é santa, concebida sem pecado, como a Igreja ela é virgem e preservada da morte já possuindo a vida eterna e já vivendo em seu corpo a ressurreição. Como a Igreja ela anuncia e distribui os dons de Deus para seus filhos. Nossa Senhora representa o lado santo e puro da Igreja… Ela é a primeira pedra viva da construção do Reino de Deus no coração dos homens.

OS DESEJOS DAS BEM AVENTURANÇAS

Somos os “degredados filhos de Eva”, como rezamos na “Salve Rainha”. Vivemos num mundo de violência desmesurada, de injustiças, desonestidades, crimes, roubos, pobreza, miséria moral e social, enfim, num mundo de pecados e brutais formas de morte. Gostaríamos de ser os mansos, humildes e pacíficos das bem aventuranças, mas assalta-nos o medo, a incerteza a descrença no futuro. E, no entanto, somos Filhos de Deus e filhos da Igreja pelo Batismo. A nossa fé suportará? Alcançaremos a consolação?

De fato, somos filhos da Igreja porque, somos antes, filhos de Maria. Em Jesus, o primogênito, somos filhos do Pai do Céu. Maria nos dá a consciência da filiação divina e, também, a consciência de irmãos. Depois de Jesus ter nascido de Maria, ninguém mais é órfão, ninguém mais está abandonado, ninguém mais precisa ficar triste.. Igreja é isso: irmãos, filhos de uma mesma doce e carinhosa mãe. O cuidado e o zelo dispensados a Jesus, agora, a Mãe do Céu dispensa também a todos nós… com ela nos identificamos, para ela todo o nosso amor filial, todo o nosso carinho e veneração.

Os Bispos reunidos na Quinta Conferência em Aparecida lembravam que nós nos identificamos com o Cristo sofredor reconhecendo que “este é o que me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20). Afirmavam também que, apesar de golpeados, ignorados e despojados não abaixam os braços, mas se agarram a Deus e a Nossa Senhora. Nossa Senhora, disseram os Bispos, faz sentir aos seus filhos menores que eles estão nas dobras de seu manto.

Ela é, afinal, a esperança dos pobres, diz a quinta Conferência, pois o Cristo mesmo, na sua hora pascal, na sua morte na cruz, deu-nos Maria como Mãe na pessoa do Apóstolo João, e ele a recebeu em sua casa (Jo 19,27).

Eis a resposta que buscamos: seremos consolados, nossa tristeza se transformará em alegria ao recebermos Nossa Senhora em nossa casa, isto é, na casa do nosso coração e convivermos com ela, pois ela dará alma e ternura à nossa vida. Aprenderemos de Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo e a experimentar a profundidade de seu amor.

O Papa Bento XVI disse em Aparecida quando da sua visita: “Permaneçam na escola de Maria. Inspirem-se em seus ensinamentos. Procurem acolher e guardar dentro do coração as luzes que ela, por mandato divino, envia a vocês a partir do alto”.

Homilia

Côn. Dr. José Adriano

Sobre conegoadriano

Doutor em Teologia Moral, professor, Sacerdote
Esse post foi publicado em Mariologia. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s